Os intermediários de crédito têm como principal função ajudar as empresas a manterem a competitividade no mercado, por isso eles são tão importantes para a economia. A verdade é que existem várias situações que exigem que o empresário disponha de capital que não tem no momento, quer seja para ultrapassar uma situação econômica difícil, para otimizar os processos, melhor a infraestrutura ou para investir num produto inovador.

Para os empreendedores conseguirem esse capital terão de pedir um empréstimo. E é aqui que os intermediários de crédito são uma grande vantagem.

O que são intermediários de crédito?

Os intermediários de crédito, também chamados de intermediários financeiros, são geralmente instituições financeiras que tratam dos serviços de empréstimo e crédito.

Os intermediários financeiros fazem a mediação entre os tomadores de crédito (pessoas jurídicas ou físicas) e os poupadores de crédito (empresas, investidores ou instituições superavitários).

Assim, os poupadores, ou agentes superavitários, fornecem dinheiro para o tomadores, sendo que estes últimos o devolvem com juros. A função dos intermediários de crédito é realizar a operação de forma segura e transparente em troca de uma porcentagem dos juros.

Os agentes superavitários são as empresas, ou as entidades que possuem dinheiro que gostavam de aplicar o seu dinheiro para posteriormente poderem gastar mais dinheiro do que eles possuem à data. Para isso elas emprestam o dinheiro que têm cobrando juros.

Os agentes deficitários são aqueles que precisam de dinheiro, mas no momento presente. Ao contrário do agente superavitário, o agente deficitário não precisa de gastar dinheiro no futuro, mas no presente.

A questão é que quando emprestamos dinheiro para alguém precisamos ter alguma segurança. E é por isso que recorremos a instituições para garantir que tudo corre conforme o acordado. E é aqui que entram os intermediários de crédito.

Via de regra os intermediários de crédito são os bancos públicos e privados, mas também podem ser incluídas as sociedades de crédito imobiliário e as cooperativas de crédito.

Atualmente podem ser considerados intermediários de crédito os projetos de Crowdfunding. Trata-se de um empréstimo coletivo, modalidade cuja adesão tem crescido de dia para dia, muito pelo seu carácter pouco burocrático.

Neste caso existe uma maior proximidade entre as partes (os credores e devedores) e as instituições financeiras tradicionais ficam de parte desta ação.

Concluindo, o intermediário de crédito é a entidade, coletiva ou singular, que tem uma participação na concessão de crédito propondo e apresentando contratos de crédito, prestando assistência nos atos preparatórios, e prestando serviços de consultoria pela emissão de recomendações sobre os contratos de crédito.

Apesar de prestar auxílio, o intermediário de crédito não é responsável pela concessão do crédito. Ele também não pode intervir na comercialização de produtos e serviços bancários.

Vantagens dos intermediários de crédito

Existem muitas vantagens em recorrer a intermediários de crédito para as empresas. A maior de todas é que oferecem menores taxas de juro do que aquelas que são praticadas pelos bancos.

Além disso, as instituições financeiras têm instrumentos que permitem emprestar dinheiro diminuindo os riscos que lhe estão inerentes. Conseguem isso por uma avaliação dos clientes antes de conceder o crédito.

Outra vantagem é que permite que as empresas consigam empréstimos com vários prazos e valores disponíveis.

Quando pedimos um empréstimo no banco, raras são as vezes em que eles emprestam o valor total que estamos pedindo. Mas, quando recorremos a intermediários de crédito, o projeto é bem planejado e quase sempre os empreendedores conseguem o montante necessário para investir no seu negócio.

No entanto, vale sempre lembrar que, apesar de conseguir o montante que precisa, tem de ter certeza que terá dinheiro suficiente para quitar as parcelas nos prazos estipulados. Para tal, deve ter um empréstimo devidamente organizado e estruturado para que a dívida não seja muito difícil de pagar.

Como tal deve estar bem informado sobre as taxas de juro que estão sendo praticadas no mercado de forma a tomar a melhor decisão.

Outras informações relevantes

O crédito, com ou sem intervenção de um intermediário de crédito, é sempre concedido por uma instituição que seja autorizada na concessão de crédito. Estas são sociedades financeiras, instituições de crédito e instituições de pagamento que desenvolvem essa atividade, e para a qual estão autorizadas pelo Banco Central.

Os intermediários de crédito também podem prestar serviços de consultoria aos clientes no que toca a contratos de crédito em que atuem como intermediários ou mutantes.

Os intermediários que ocupam uma posição de maior destaque no sistema de pagamentos são:

  • Bancos comerciais
  • Bancos múltiplos com carteira comercial
  • Caixas econômicas
  • Cooperativas de crédito

É também importante referir que os correspondentes bancários, atuando em nome dos bancos, oferecem outros serviços de pagamento e serviços bancários, como o caso de farmácias, casas lotéricas e supermercados.

Considerações finais

Todos aqueles que já tentaram pedir um empréstimo sabem o quão difícil é conseguir um que seja vantajoso para a nossa empresa. Ou o montante não é aquele que precisamos para desenvolver o nosso projeto, ou as taxas de juro são muito elevadas.

Quando recorremos a um intermediário de crédito esse processo fica mais simples. Eles prestam serviços de assessoria e consultoria que o ajudam a fazer um bom planejamento de crédito, o que abre as portas para as opções dadas.

Além disso, quando recorremos a intermediários de crédito, conseguimos taxas de juro bem mais baixas que as que os bancos nos oferecem.

Outra vantagem é que pode fazer o pedido de empréstimo online, com maior comodidade e maior rapidez.

A estabilidade também é muito maior do que quando fazemos um empréstimo no banco. Se já fez algum crédito no banco sabe que as taxas de juro estão sempre flutuando. Ao contrário, quando faz um empréstimo com um intermediário de crédito consegue taxas de juros constantes até ao final do seu contrato.

Como pode ver, recorrer aos intermediários de crédito pode ser muito vantajoso para a sua empresa. Antes de celebrar qualquer contrato de crédito não deixe de buscar por todas as alternativas de forma a conseguir a melhor alternativa para o seu projeto e para a sua empresa.

Write A Comment