Conta pj gratuita existe? Vamos ver.

Ter conta em banco é fundamental para organizar os processos empresariais. O controle do fluxo de caixa fica muito mais fácil quando todos os ganhos se encontram centralizados em uma única conta. O grande problema é que a maioria das opções de contas bancárias existentes no mercado são destinados ao consumidor comum.

Para quem é Pessoa Física, abrir uma conta é tarefa fácil. Basta comparecer a uma agência bancária, portando documentos pessoais e comprovante de residência. Algumas contas podem ser abertas inclusive pela internet, sem a necessidade de deslocamento até a instituição financeira.

Quando se trata de Pessoa Jurídica, no entanto, a conversa muda. As opções são poucas e as condições nada agradáveis. Os valores cobrados pelos bancos tendem a ser inadequados para a finalidade da conta: facilitar a vida do empreendedor.

Pelo contrário, as contas bancárias PJ podem acabar comprometendo a viabilidade do negócio, em razão do custo elevado de manutenção. Nesse cenário, apostar em uma Conta PJ gratuita é a melhor forma de economizar. Mas será que existe uma conta assim? Vejamos as opções disponíveis no mercado.

Contas gratuitas: mitos e verdades

Até pouco tempo atrás, a maioria das contas correntes do mercado contavam com a famosa taxa de manutenção. Trata-se de um valor cobrado mensalmente, independente de movimentação na conta. A cobrança é automática e incide sobre o saldo do cliente. Caso a conta esteja zerada, o valor fica negativo, sendo debitado com encargos tão longo exista dinheiro.

Com o surgimento das fintechs no mercado, o cenário mudou. São empresas que atuam no mercado financeiro, competindo de igual para igual com os grandes bancos. Apesar de serem notadamente menores do que os bancos tradicionais, as fintechs contam com um grande diferencial: ideias inovadoras, aliado ao baixo custo dos serviços para os clientes.

Agora é possível encontrar por aí dezenas de contas correntes gratuitas. E não é conversa fiada, as contas são realmente gratuitas e com boa rentabilidade. Exemplo disso é a NuConta, conta corrente fornecida pela Nubank. Além de ser livre de taxas, a conta promete rendimento superior ao da poupança.

O que pode parecer um cenário ideal para todos, certamente não é para os empreendedores. As contas gratuitas são exclusivas para Pessoa Física, não atendendo aos interesses de empresários e pessoas de negócio. A boa notícia é que novos players estão entrando no mercado, destinados a mudar de uma vez por todas essa realidade.

Vantagens de ter uma conta corrente PJ

A Receita Federal não obriga, mas aconselha os empreendedores a manterem uma conta corrente Pessoa Jurídica para tratar das questões financeiras da empresa. O motivo é simples: com uma conta exclusiva fica muito mais fácil controlar os rendimentos e separar o patrimônio pessoal do patrimônio da empresa.

Fazer confusão entre essas duas esferas (pessoal e profissional) pode gerar graves consequências para o negócio. A principal e pior delas é a insolvência, que pode ocorrer quando o dinheiro da empresa é utilizado para o pagamento de despesas externas, como aquelas de origem pessoal. Cartão de crédito digital é uma das vantagens.

Essa falta de controle pode comprometer a saúde financeira do empreendimento, que perde sua capacidade de honrar compromissos e dívidas no mercado. Milhares de empresas fecham as portas no Brasil anualmente em razão da deficiência no controle do fluxo de caixa.

Especialistas recomendam a separação completa e definitiva das contas da empresa com as contas pessoais. É importante que o empreendedor saiba exatamente qual a origem de cada valor recebido. A conta corrente PJ possibilita esse controle.

As vantagens oferecidas pela conta PJ gratuita não param por aí. Ela permite o pagamento de contas, transferências e outras movimentações. Quem atua no mercado sabe a importância de contar com uma conta para resolver questões do dia a dia. Sem falar que a conta corrente PJ transmite mais segurança no mercado.

Conta Pessoa Física ou Pessoa Jurídica?

Se você ainda está na dúvida entre a abertura de uma conta corrente PJ ou PF, saiba que a escolha pode influenciar de forma absoluta o seu empreendimento. Se você quer atuar com seriedade no mercado, separando bem o patrimônio pessoal do empresarial, a conta PJ gratuita é a melhor opção.

E se você acha que não existe nenhuma conta PJ gratuita, temos uma surpresa: a Conta Digital. Conheça um pouco mais sobre a proposta dessa startup financeira.

Conta Digtial: a solução para empreendedores

Uma das empresas focadas em resolver os problemas financeiros de empreendedores é a Conta Digital. Trata-se de uma das fintechs de maior sucesso no mercado de contas para Pessoa Jurídica. Uma das primeiras a pensar em serviços exclusivos e personalizados para aqueles que empreendem.

A conta de pagamentos oferecida por essa fintech é gratuita. Isso significa que não há nenhuma cobrança pela manutenção ou abertura da conta. O fato de ser gratuita não significa que não conte com benefícios. Na verdade, eles são vários. Entre eles a possibilidade de pagamento de contas e transferências gratuitas entre contas simples.

Todas essas ferramentas podem ser utilizadas pelo cliente sem custo. Não fosse o bastante, a Conta Digital oferece um cartão de crédito pré-pago, com zero anuidade. Tudo para que empreendedores possam simplificar seus negócios e potencializar seus resultados financeiros.

Agora que você já sabe que existe sim uma conta PJ gratuita, com serviços exclusivos e personalizados, está na hora de escolher o melhor para o seu empreendimento. Você quer chegar ao topo e conquistar resultados incríveis atuando no mercado? Então comece fazendo com que o seu negócio fique ainda mais formal.

3 Comments

  1. Pingback: Conta PJ para startups, como funciona e quais tarifas vou pagar?

  2. Pingback: Conta jurídica MEI - como empresários podem abrir esse tipo de conta?

Write A Comment