Compromissos e Valores

Compromissos e Valores

Banco Rural, um banco ágil, sólido e que viabiliza o empreendedorismo das pequenas e médias empresas, reforçando um elo precioso das cadeias produtivas, impulsionadoras de vocações regionais e geradoras de emprego e renda.

Perfil Institucional

Há 48 anos, o Banco Rural apoia as pequenas e médias empresas brasileiras. Sua capacidade de entender o potencial de negócio de seus clientes, ofertando crédito com agilidade quando as empresas mais precisam, levou o Rural a se tornar referência nesse segmento de mercado.

A eficiência operacional e a capacidade de gerar valor asseguram consistência, dinamismo e longevidade a essa atuação.

O Banco Rural tem sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, e atua em todo o território nacional e no exterior. Conta com a estrutura do Grupo Rural, um conglomerado formado por nove empresas, entre as quais Banco Rural Europa, Rural International Bank, Rural DTVM, Rural Seguradora.

Compromissos e Valores

Esses são os compromissos assumidos pelos acionistas e administradores do Banco Rural com seus públicos:

Empresas

Ser o banco de crédito das pequenas e média empresas, construindo relações de longo prazo.
Garantir agilidade na concessão de crédito.
Conhecer em profundidade a situação do cliente, identificando e investindo no potencial de crescimento de seu negócio.
Oferecer atendimento personalizado e desenvolver soluções adequadas que facilitem a gestão financeira do cliente.

Investidores

Garantir solidez e consistência às operações, zelando pela higidez financeira da instituição.
Identificar e acompanhar mercados e desenvolver produtos, aproveitando as melhores oportunidades de rentabilidade com segurança para os aplicadores.
Garantir as melhores práticas de governança corporativa, por meio de auditoria interna independente, auditoria externa renomada, separação de funções e responsabilidades entre Diretoria e Conselho, transparência na comunicação de dados e relatórios, adoção das mais rígidas práticas de Compliance.
Manter sempre uma atitude pró-negócio, garantindo, dessa forma, a perenidade do Banco.

Funcionários

Valorizar as pessoas que trabalham no Banco Rural, proporcionando condições para seu crescimento profissional.
Respeitar a todos, garantindo tratamento digno, sem discriminação de qualquer tipo.
Fortalecer o capital humano como elemento fundamental para garantir dinamismo, solidez e perenidade ao Banco.
Construir equipes altamente capacitadas para transformar desafios em resultados e conquistas.
Promover uma política continuada de meritocracia e recompensa por desempenho.

Sociedade

Fortalecer os elos das cadeias produtivas, contribuindo para o crescimento econômico e social do País.
Garantir que todas as atividades do Banco estejam de acordo com os princípios éticos, de responsabilidade social e de sustentabilidade.
Cumprir e divulgar o Código de Conduta Ética do Grupo Rural.
Contribuir para o fortalecimento dos bancos pequenos e médios, pela sua função socioeconômica e importância no atendimento aos usuários do Sistema Financeiro Nacional.
Incentivar o empreendedorismo como base para uma sociedade moderna, plural e democrática.

Serviços

Serviços

Como serviço dentistas podem oferecer clínicas que construíram com nosso financiamento, tais serviços são como dentista 24 horas lapa e dentista 24 horas santo amaro.

Serviços

Praticidade e segurança para tornar mais fácil o seu dia a dia.Praticidade e segurança para tornar mais fácil o seu dia a dia.
Tabela de TarifasTabela de Tarifas

O Banco Rural oferece uma série de serviços para tornar o nosso relacionamento com você ainda mais rápido e eficiente.
Conheça todas as tarifas cobradas nos produtos e serviços do Banco Rural.
Internet BankingInternet Banking
Office BankingOffice Banking
Extrato Anual de TarifasExtrato Anual de Tarifas
Conveniência, praticidade e segurança para realizar sua movimentação financeira. Faça todas as operações da sua empresa de forma rápida e segura. Verifique o quanto gastou efetivamente e avalie toda a movimentação de sua conta.
2ª Via de Boleto Bancário2ª Via de Boleto Bancário
Certificação DigitalCertificação Digital
DDA – Débito Direto AutorizadoDDA – Débito Direto Autorizado
Emita a 2ª via do seu boleto eletronicamente. Segurança para assinar documentos digitalmente. Com o Débito Direto Autorizado você recebe e paga seus boletos de forma eletrônica.

Trabalhe Conosco

Venha fazer parte do nosso time
Estamos sempre em busca de novos talentos para tornar o nosso time cada vez mais forte. Se você busca novas oportunidades e desafios e quer fazer parte do nosso grupo, preencha o formulário abaixo e cadastre seu currículo.

Pessoas com Deficiência
O Banco Rural sempre investiu em ações de Responsabilidade Social. Acreditamos que um dos nossos objetivos é criar oportunidades para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, através da contratação e priorização de vagas para pessoas especiais.
Se você quer fazer parte do nosso time e é portador de algum tipo de necessidade especial, preencha o formulário e indique essa alternativa no cadastramento do seu currículo.

Fale Conosco

No Banco Rural, o relacionamento com o cliente é levado a sério. Por isso, disponibilizamos diferentes canais de comunicação, por meio dos quais, você pode entrar em contato conosco e conversar com nossa equipe.

Central de Atendimento ao Cliente

Fale com um dos nossos atendentes e obtenha informações sobre nossos produtos, serviços e o endereço de uma de nossas agências mais próximas de você.

Ouvidoria

O que é?
A Ouvidoria é um canal direto de comunicação entre o Banco Rural e seus clientes. O objetivo é receber e dar tratamento às demandas dos clientes que foram atendidos e não ficaram satisfeitos com a solução apresentada.

A atuação da Ouvidoria não substitui o trabalho dos demais canais de Atendimento. Ela é a instância final a que o cliente deve recorrer para a solução de seus problemas, cujo prazo para retorno é de até 15 dias.

A Ouvidoria do Banco Rural tem, ainda, como objetivos:

Apurar as informações sobre os fatos junto às áreas responsáveis.

Buscar uma solução ágil, eficiente e objetiva do problema.

Garantir que o prazo e a qualidade do atendimento ao cliente Rural sejam mantidos.

Assegurar a solução do problema do cliente ou um posicionamento efetivo do Banco Rural sobre o assunto.

Buscar a contínua melhoria na prestação dos serviços oferecidos pelo Banco Rural.

Aperfeiçoar a comunicação e o relacionamento entre o cliente e o Banco Rural.

Informar, esclarecer e ajudar o cliente a compreender seus direitos e obrigações (de acordo com o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor ), além dos serviços contratados junto ao Banco Rural.

Como funciona?
Como última instância, a Ouvidoria atua quando a solução do problema apresentado não atendeu satisfatoriamente o cliente que já reclamou em outros canais de atendimento do Banco Rural.

Quando recorrer?
O cliente que não se sentir plenamente satisfeito com a solução apresentada para as suas reclamações deverá acionar a Ouvidoria do Banco Rural. Isso, após já ter recorrido às demais instâncias de Atendimento.

Obs: Se for identificado que essa é a sua primeira reclamação sobre o assunto, ou se sua solicitação for sugestão ou elogio, a demanda será encaminhada para a Central de Atendimento, que tem prazo de cinco dias úteis para fornecer uma resposta.

Atenção: Demandas anônimas serão devidamente acatadas, tratadas e registradas em sistema. Entretanto, não será enviada resposta ao cliente.

CET – Custo Efetivo Total

CET – Custo Efetivo Total: transparência e segurança para os clientes

O CET – Custo Efetivo Total – representa o custo total de uma operação de empréstimo ou de financiamento.

 Quem e quando deve informar o CET?

O CET deve ser informado pelas instituições financeiras e pelas sociedades de arrendamento mercantil, previamente à contratação destas operações e também em qualquer outro momento que seja solicitado pelo cliente. O CET, também, deve constar dos informes publicitários das instituições.

 

 Como é calculado o CET? *
O CET deve ser expresso na forma de taxa percentual anual, incluindo todos os encargos e despesas das operações, isto é, o CET deve englobar não apenas a taxa de juros, mas, também, tarifas, tributos, seguros e outras despesas cobradas do cliente.

 

 Qual a utilidade do CET? *
Conhecendo o custo total da operação de crédito, fica mais fácil, para o cliente, comparar os custos da operação em cada instituição.

 

* Fonte: Banco Central do Brasil

DDA – Débito Direto Autorizado

DDA – Débito Direito Autorizado: simplifique sua cobrança
O Débito Direto Autorizado (DDA) é uma solução que permite que os clientes recebam e paguem os seus boletos de cobrança de forma eletrônica. Além de mais facilidade para o cliente, o DDA traz mais seguranças para as suas finanças e preserva o meio ambiente.
 

Benefícios do DDA Banco Rural


 Redução no uso de papel impresso.

 Economia com a postagem de boletos.

 O cliente poderá escolher o canal eletrônico que melhor lhe convier para receber suas cobranças.

 Rapidez para efetuar pagamentos.

 

 Não será preciso enfrentar filas em agências.

 Maior segurança na entrega dos títulos de cobrança.

Acesse o Internet Banking e faça já o seu cadastro.

Extrato Anual de Tarifas

Mais controle das suas operações financeiras

O Banco Rural coloca à sua disposição, por meio do Internet Banking, o Extrato Anual de Tarifas. Com ele, você poderá verificar o quanto gastou efetivamente com tarifas e comparar o valor com toda a movimentação de sua conta.

Tabela de Tarifas

Informação e transparência para o cliente 

O Banco Rural publica o modelo de tarifação em vigor desde 30 de abril de 2008. As tabelas de tarifas foram elaboradas em conformidade com os normativos divulgados pelo Banco Central do Brasil.

 

Os normativos divulgados pelo BACEN têm por objetivo permitir maior facilidade nas comparações de preços praticados pelo mercado financeiro e transparência no relacionamento com os clientes.

 

A classificação dos serviços prestados às pessoas físicas, cuja tabela já está afixada em nossas agências, apresenta-se com novo formato, dividida por quatro grupos de serviços.

 

 Essenciais

 Prioritários

 Especiais

 Diferenciados

 

Rural LCA

Rural LCA – Letra de Crédito do Agronegócio

A Letra de Crédito do Agronegócio é um título de renda fixa, emitido pelo Banco Rural, na modalidade de taxa pré ou pós-fixada. Além da garantia do emitente, a Letra de Crédito do Agronegócio conta com a garantia adicional do Lastro da Operação de Crédito à qual ela está vinculada.

Características:

Investimento inicial : A partir de R$ 50 mil.

A quem se destina? Pessoas físicas que têm o benefício da isenção do Imposto de Renda.

Tributação para pessoa física:

Prazo de aplicação: acima de 180 dias.

Aliquota de IR: isento